O Reisado é uma tradição forte e antiga na Chapada Diamantina, mas hoje está atravessando muitas dificuldades para se manter e continuar existindo para as próximas gerações (ver O Reisado hoje).
Uma maneira de fortalecer os Ternos para ações coletivas é fazer com que os reiseiros de todos os municípios do Território de Identidade Chapada Diamantina se conheçam, fiquem em contato e possam se comunicar, discutindo suas dificuldades e pensando juntos em soluções. Juntos somos mais fortes!
Para possibilitar o diálogo permanente entre os grupos, este projeto iniciou a articulação da Rede de Ternos de Reis da Chapada Diamantina e esta plataforma virtual para compartilhamento de conteúdos dos seus membros. Os objetivos da Rede são:
-
Criar um fórum permanente dos Ternos de Reis da Chapada Diamantina, pautado nos princípios da autonomia dos reiseiros na definição das ações e no modo de condução dos trabalhos da Rede; da cooperação e solidariedade; da busca de consenso na tomada de decisões; da defesa dos direitos humanos, da ética, da paz, da cidadania, da democracia, da liberdade e de outros valores universais; do respeito à pluralidade de opiniões; da luta contra o racismo, o machismo, a intolerância religiosa ou qualquer outra forma de preconceito e discriminação.
-
Promover, documentar e divulgar a cultura do Reisado na Chapada Diamantina, salvaguardando seus rituais, devoções, saberes e fazeres para as futuras gerações.
-
Defender os direitos das comunidades reiseiras frente a fatores que ameacem seus saberes, fazeres e sua autonomia, especialmente as comunidades rurais, quilombolas e outras de caráter tradicional.
-
Promover articulações com órgãos públicos, universidades e organizações da sociedade civil para fomentar o Reisado, por meio de encontros, estudos, pesquisas e documentação, entre outros.
-
Promover articulações com órgãos públicos para garantir a inclusão dos interesses e necessidades da comunidade reiseira nas políticas públicas de Cultura, Educação e Desenvolvimento da Chapada Diamantina