NOME DA LIDERANÇA: Maria de Jovina
ENDEREÇO DA SEDE: Quilombo Mulungu, rodovia BA-245, Boninal, BA

HISTÓRICO: Grupo formado há décadas e liderado pelos mais velhos residentes do Quilombo. Atualmente a liderança é Maria de Jovina. O grupo surgiu de uma promessa, por um surto de meningite que houve na comunidade, no início dos anos 1970, muita gente adoeceu e D. Jovina teve a ideia de fazer a promessa que se a doença parasse na comunidade e não houvesse nenhuma vida ceifada, ela reuniria o grupo e sairia de casa em casa tocando o reisado. Felizmente a promessa foi atendida, e desde então o grupo sai atualmente. O nome do terno homenageia o padroeiro da comunidade.
A liderança anterior do grupo foi Sebastião de Oliveira Santos (*20/01/1946 +05/02/2002), conhecido como Tiãozão, que depois passou a liderança para Maria, filha da fundadora. Os membros são devotos de São Sebastião. A caminhada começa no Natal e vai até o dia o dia de São Sebastião, 20 de janeiro. O terno sai cantando o Reis nas casas, na zona rural na comunidades vizinhas do Quilombo, como Capão, Caetitu, Lagoinha e outras. Durante o ano vão a eventos em locais onde são convidados a se apresentarem.
Quando foi realizado o Encontro de Reis da Chapada, filmado pela TVE em 2000, no município de Boninal, o grupo do Quilombo Mulungu participou e sua apresentação consta nas filmagens que resultaram no documentário “Encontro de Reis da Chapada”, da série Bahia Singular e Plural, da TVE (https://www.youtube.com/watch?v=8ED3IiSe_HA)
HISTÓRICO da LIDERANÇA: Octogenária, residente do Quilombo, filha da fundadora, Maria é uma pessoa ativa nas manifestações culturais e se mantém firme em avivar a cultura local e levar para onde for possível.
CONTATO: 71983660077- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.